22 de mai. de 2009

A cidade maravilhosa por uma paulista


Você já foi para o Rio de Janeiro? Visitou o Cristo, Copacabana, Ipanema e o Pão de Açúcar, não é? Você só conheceu parte do RJ... garanto que a cidade tem muito mais a oferecer. E, como uma boa paulista, não deixarei de comentar também o que não fazer no Rio :)

A primeira grande dica é não pegar táxi, afinal quase tudo dá para se visitar pegando ônibus ou metrô. Não se assuste: os motoristas de ônibus participam de um rally diário, portanto chegar a 120km/h é cotiano para eles... hehehe

Ok ok, todo turista que chega ao Rio quer ver todos os cartões postais da cidade nos primeiros dias. E depois? Você pode visitar as praias do município: Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Flamengo, Barra, entre outras. Qual é a melhor praia? Depende do que você quer fazer. Se quiser tomar um banho de mar, é bom saber que todas as praias são de tombo, portanto, dependendo da maré, são beeeeeem perigosas. Além disso, quase todas são sujas, para entrar no mar é melhor no Leme ou na Barra. Quer praticar esportes na areia? Copacabana e Ipanema. Ver gente bonita? Além das duas anteriores, também pode ir pra Barra e, se quiser ver Globais gravando é só visitar a praia da Macumba (hehehehe a primeira vez que ouvi esse nome também achei mega estranho....).

Cansou de praia? Ou quer fazer um programa diferente? Pois é, não pense que é fácil achar um bom restaurante no RJ. Foi lá que eu percebi como sou abençoada por morar em Sampa. Além de cozinhar não ser o forte dos cariocas, o atendimento faz qualquer paulista sair do sério :P Acreditam que pedi um lanche em um McDonalds e a alface veio estragada?! A partir dai dá pra ter uma ideia de como é a situação por lá nesse quesito.... Dica: faça o seu próprio almoço.

No entanto, o RJ tem uma semelhança com a terra da garoa, o centro histórico. É tão ou mais bonito que o de São Paulo. Rua do Ouvidor, Confeitaria Colombo - onde, diga-se de passagem experimentei o melhor pastel de belém -, Pça XV, Lgo do Carioca são lugares para se admirar andando a pé. Nem pense em ficar tirando fotos, pq tanto lá como em Sampa, rola mto assalto. Dica: tente não parecer turista... ok, essa dica é estranha, mas é real. Andar pelo centro com cara de sabe pra onde está indo, mesmo não sabendo, é a melhor forma de conhecer tudo sem ser importunado..... hehehe deu certo comigo :)

Outro passei muito legal é o bonde que vai para Santa Teresa. Por módicos R$ 0,60 você faz um passeio muito gostoso. Dá para admirar os casarões históricos do bairro e a vista de cima do morro que dá para parte da cidade. Não aconselho sair do bonde para dar umas voltas pelo bairro por dois motivos: cada bonde leva uma eternidade para passar no lugar onde vc desceu e há mtos assaltos por lá.

Ok, agora você já conhece parte do RJ e, para isso, pegou um ônibus que deve ter passado pela Linha amarela. Viu a Rocinha? Eu tb não! Bem na entrada da comunidade tem um monte de prédios do Governo, além da grande placa falando sobre o PAC e blá blá blá... Não fiz o passeio que sobe a comunidade. Se já o fez é quiser comentar é só falar :)

Saindo um pouco do continente, é possível, com menos de cinco reais, visitar a ilha de Paquetá. É uma cidade do interior em forma de ilha. Lá ninguém usa carros; bicicleta, charretes e cavalos são as formas mais comuns de transporte. Eu preferi andar a pé. Em três horas dei uma volta quase completa na orla da ilha. Dica: não vale a pena pagar 50 reais para conhecer os pontos turísticos de charrete, então não seja enganado, a não ser que pague visando a manutenção da principal economia da região, o turismo. Para chegar à ilha é muito simples, na Pça XV tem uma barca que leva moradores e turistas para lá. A viagem na barca já é um passeio gostoso.

O único passeio que não consegui fazer foi o que é promovido pela Marinha. Parece que por dez reais passamos uma hora e meia em um navio da marinha conhecendo pontos históricos da cidade, como a ilha fiscal. Da próxima vez que for para lá o farei, ai conto para vocês.

Tá vendo? O Rio tem muito mais a oferecer do que imaginamos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Wordpress Themes is proudly powered by WordPress and themed by Mukkamu
Templates Novo Blogger